Saturday, May 30, 2015

Arroz "Sambito"

Quem acompanha o blog desde o começo já sabe que aqui se encontram varias receitas da culinária peruana, a maioria nao vegana, mas totalmente adaptadas por mim para a versao vegana e livre de gluten.

O Arroz Sambito é uma sobremesa tipica do Peru, derivada do arroz doce desde a época da colônia e cujo ingrediente principal é a rapadura. É de preparação simples, não requer muito tempo e o sabor é huuuuummmmmm... delicioso!


A receita de hoje é naturalmente gluten free, mas precisou de uma adaptada e eis o resultado, um arroz doce delicioso e que leva este nome pelo fato de ser "negrinho" e nao branquinho como os tradicionais.

Vamos a receita?

- Ingredientes:

1 xic de Arroz Integral (pode usar o branco tambem, mas o integral é mais nutritivo)
200 gr de rapadura
5 xic de agua
5 cravos
3 raminhos de canela
5 grãos de erva doce
1/4 xic de nozes (ou outro tipo de castanha disponivel)
1/4 xic coco ralado
1/4 xic de passas
1 xic leite vegetal

- Modo de fazer:

Em uma panela coloque o arroz para cozinhar em fogo baixo com 4 xicaras de agua. Deixe cozinhar ate ficar bem macio e se precisar, vá mexendo de vez em quando para nao ficar pegado no fundo da panela.

Durante o cozimento, acrescente os cravos, a canela e a erva doce. Quando o arroz estiver pronto, retire a canela e os cravos.

Enquanto o arroz cozinha, em outra panela, coloque a rapadura para dissolver em 1 xicara de agua em fogo baixissimo ate que se torne um mel grossinho.

Ainda no fogo, acrescente o xarope de rapadura com o arroz cozido, acrescente as nozes ou castanhas, as passas e o coco ralado. Mexa bem para misturar tudo e acrescente o leite vegetal.

Misture tudo muito bem e pode comer ateeeeeeeeeee nao aguentar mais... hehehehehehehe



0 Comentários :

Post a Comment

Seu comentário é muito bem vindo. Adoro compartilhar idéias e você pode me dar algumas, se desejar!

Namastê! __/\__

Translate