Wednesday, January 30, 2013

Lasanha de Berinjela com Mandiopiry






Huuummmmm! Essa vai para os berinjólatras de plantão e eu duvido que até mesmo os que torcem o nariz para a berinjela façam cara feia na hora de comer esta maravilha!

Eu, particularmente, adoro lasanha, adoro berinjela e adoro mandiopiry. Daí, nada melhor do que juntar tudo... Pois é! Não sobrou nem tigela suja depois... A lasanha simplesmente sumiu... Hehehehehe...

Bom, mas todos sabemos que lasanha se faz com o macarrão próprio, que por sua vez é feito com farinha de trigo, que por sua vez tem glúten, etc, etc, etc, blá, blá, blá... Eu imagino que pode até ser que exista massa de lasanha feita de arroz (por estas bandas de cá não tem, só o de arroz no estilo bifum, ou espaguetti, ou parafuso), ou algum outro produto livre de gluten, mas neste caso de hoje, o que substituiu a massa foi justamente ela, a berinjela cortada em tiras bem finas e deixadas de molho na água com sal para tirar todo o sabor amargo e outras substâncias menos saudáveis.

Vamos lá?! É muuuuito fácil.

- Ingredientes:

2 berinjelas grandes em fatias (no comprimento) bem finas;

Para o molho:

2 cenouras em quadradinhos;
300 gr de vagem picadinha;
300 gr de brócolis;
2 cebolas picadinhas;
3 tomates bem maduros picadinhos;
3 dentes de alho picadinhos;
1/2 xícara de passas;
Sal e pimenta do reino a gosto;
2 colheres (sopa) de manjericão desidratado;
2 colheres (sopa) de orégano desidratado;
1/2 xícara de molho de tomate;
Azeite de oliva.

Para o Mandiopiry, veja a receita aqui.

- Modo de fazer:

Corte as fatias de berinjela bem finas e deixe de molho na água com sal por, pelo menos, 2 horas.
Escorra e reserve.
Faça o molho da seguinte forma: Cozinhe as cenouras e vagens no vapor. Reserve. Aqueça o azeite de oliva e frite os alhos e as cebolas até que fiquem douradinhos. Acrescente o tomate e deixe ir soltando a cor e murchando. Junte as cenouras, as vagens, os brócolis cortadinhos em floretes pequenos e os temperos. Baixe o fogo e deixe cozinhar por alguns minutos. Acerte o sal, acrescente o molho de tomate, a pimenta do reino e as passas. Cozinhe por mais 10 minutinhos ou até que o molho esteja grossinho. Reserve.
Faça o Mandiopiry conforme a receita daqui e reserve.
Agora é só montar a lazanha.
Jogue um fiozinho de azeite no fundo do refratário e comece com camadas de berinjela. Coloque de forma a tapar todo o fundo do refratário. Siga com uma camada de molho e uma de mandiopiry. Repita até acabar com uma camada de mandiopiry por cima.
Leve ao forno médio para cozinhar as berinjelas e dourar o mandiopiry.
Pronto! Agora é só se lambuzar... Hahahahaha... Delícia!

Bom apetite! :)

0 Comentários :

Post a Comment

Seu comentário é muito bem vindo. Adoro compartilhar idéias e você pode me dar algumas, se desejar!

Namastê! __/\__

Translate