Thursday, August 23, 2012

Bolo de Banana com Cacau




Já sei! Aposto que você pensou: "sou vegano e celíaco, nunca mais vou poder comer um bolinho!", certo? Pois é, mas é com muita alegria que digo que você está redondamente enganado(a). Tudo é uma questão de imaginação, minha gente! Eu sou adepta do ditado "o que a gente não inventa, não existe!"... Então, mãos a massa que a coisa pode ser mais simples do que vocês imaginam.

Para este bolo eu usei a semente de chia hidratada como substituto do ovo e amido de milho e farinha de arroz, como substitutos para a farinha de trigo... O resultado final foi um bolo com consistência de pudim de pão firme, e muuuuuuuito gostoso... Basta eu lhes dizer que das 18 fatias as quais cortei o bolo, as 18 já haviam sido comidas em menos de 48 horas... (risos)... Para substituir o ovo, eu também costumo usar a semente de linhaça triturada e hidratada... É incrível como ambas têm a consistência perfeita da clara do ovo... E o melhor: sem crueldade! :)

Mãos à massa...

- Ingredientes:

200 gr. Amido de Milho (ou Fécula de Batata);
200 gr. Farinha de Arroz (ou outra sem glúten, de sua preferência);
3 colheres (sopa) de Sementes de Chia;
1 litro de Leite de Soja;
3 colheres (sopa) de Extrato de Stévia (use o adoçante que costuma usar, no caso do açúcar, 1 xícara);
1 colher de café de sal;
1 colher (sopa) de Fermento em pó;
1 colher (sopa) de Bicarbonato de Sódio;
3 colheres (sopa) de Cacau em pó;
8 a 10 bananas bem maduras
2 colheres (sopa) de Azeite de Oliva

- Modo de Fazer:

Antes de começar a fazer, em uma vasilha pequena coloque as 3 colheres de Chia para hidratar em 6 colheres de leite de soja, ou água e deixe descansando enquanto prepara o restante.
Pré aqueça o forno.
No liquidificador bata o leite, as bananas, a stévia, o azeite e o cacau. Reserve.
Em uma vasilha grande, coloque todos ingredientes secos e misture bem. Antes de misturar o líquido com o seco, volte a dar uma batida na mistura de bananas no liquidificador acrescentando a semente de Chia hidratada. Ao poucos, vá juntando esta mistura aos secos e mexa vigorosamente com uma colher para ficar bem homogêneo.
Unte a forma com azeite e farinha de arroz. Despeje a massa e leve ao forno baixo 180C por aproximadamente uma hora e meia.
Retire do forno, deixe esfriar e desenforme...

Depois é só comer, meu povo!!! Hahahahaha...

Bom apetite! :)

0 Comentários :

Post a Comment

Seu comentário é muito bem vindo. Adoro compartilhar idéias e você pode me dar algumas, se desejar!

Namastê! __/\__

Translate