Friday, July 27, 2012

Mandioca (Aipim) ao Forno




A mandioca, ou aipim, ou mesmo macaxeira, como são chamados em diversas partes do Brasil é uma ótima pedida quando o assunto é livrar-se das farinhas que contêm glúten, isso porque a mandioca é também um carboidrato rico, necessário para o bom desenvolvimento do organismo, mas não causa os problemas que o trigo, a aveia, a cevada, o malte e o centeio, para quem é Celíaco.

Tem muita gente que foge da mandioca por causa do seu teor calórico (mais ou menos 150 cal por cada 100gr), mas para quem segue uma dieta adequada, a questão calórica deve ser a última a causar preocupação, pois uma alimentação realmente saudável dificilmente vai lhe causar problemas com relação a ingestão de mais ou menos calorias. O que deve realmente importar, é o benefício que ela pode lhe proporcionar à saúde, sem contar que é absolutamente deliciosa!

A mandioca é uma boa fonte de energia. Não contém proteínas, nem gorduras, mas contém grande quantidade de vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B3 (niacina), e potássio. Por sua grande quantidade de licopeno e betacaroteno, a mandioca ainda ajuda no combate ao envelhecimento da pele.

Então, vamos lá?

- Ingredientes:

Mandioca, aipim ou macaxeira (a vontade), cortadas em quadrados;
Cebolas cortadas em tamanho grande;
Pimentões cortados em tamanho grande;
Colorau ou Páprica;
Cominho em pó;
Orégano;
Sal a gosto;
Azeite de Oliva.

- Modo de Fazer:

Cozinhar a mandioca em água com um pouquinho de sal. Depois de cozida, escorrer e colocar em uma assadeira, juntamente com as cebolas e pimentões cortados.
Em um pirex pequeno, misturar os temperos secos, o sal e o azeite de oliva e mexer bem.
Jogar esta mistura por cima das mandiocas e dar uma mexida com uma colher grande para misturar bem.
Leve ao forno em temperatura média até que as cebolas e pimentões estejam suaves, mas ainda um pouco crocantes. Quando estão neste ponto, as cebolas costumam ser meio adocicadas, o que dá um sabor excelente ao prato.
Tá pronto!

Agora é só comer com um arrozinho ou uma saladinha, ou os dois juntos e huuuuuummmmm... maravilha!

Bom apetite!

0 Comentários :

Post a Comment

Seu comentário é muito bem vindo. Adoro compartilhar idéias e você pode me dar algumas, se desejar!

Namastê! __/\__

Translate